sexta-feira, 13 de maio de 2016

Pastor Lucinho propõe “loucura” e gera polêmica na web

       (...) No início deste mês, Lucinho, que já é conhecido por suas polêmicas, lançou um vídeo onde desafiava as pessoas a fazer uma “loucura”. Após combinar com um outro membro da mesma igreja, a pessoa deveria entrar em um ônibus ou metrô e fingir que não se conheciam. Começaria então a evangelizar com folhetos e, quando encontrasse com esse amigo (ou amiga), eles entrariam em um debate teológico pré-combinado. No final, o amigo que fingia não ser cristão, decidiria aceitar a Jesus e isso seria um chamariz para que as outras pessoas no local pudessem ser alcançadas também. O vídeo de divulgação propõe ainda que as pessoas usem a hashtag #eupironobusão para contar como fizeram e que resultados a ação deu. Ele inclusive mudou a imagem na sua página no Facebook para um ônibus e a hashtag para dar mais visibilidade à proposta. Ao longo do mês, vem falando do assunto nas redes sociais e reforçando com um #motivodeoração.

     Com quase um milhão e meio de seguidores na página, a campanha teve repercussão na web. Muitos afirmaram que aceitariam o desafio. Mas, obviamente, nem todos receberam bem a proposta do pastor da Lagoinha. Muitos comentários diziam que Lucinho estava ensinando as pessoas a mentirem e que Deus não precisaria disso para alcançar pessoas.
       O pastor Yago Martins, que também possui um trabalho com o público mais jovem, decidiu dar uma “resposta”. Ele gravou um vídeo fazendo severas críticas a Lucinho. “Deus usa a técnica da mentira? Deus precisa que os manipulemos para que eles creiam no evangelho?”, dispara. Usando diferentes textos bíblicos, sentenciou: “Você está esvaziando a cruz de Cristo!”.
      Para ele, o que Lucinho está ensinando é que ‘a cruz é fraca’ e condenou o que chama de manipulação da fé. Fazendo um paralelo histórico com outros ensinamentos que são considerados heréticos, Yago responsabilizou os ‘fãs’ de Lucinho pelo sucesso que ele faz. Em tom de desabafo, não negou que “Deus pode usar qualquer um”, como muitos defendem. Insistiu ainda para que as pessoas que desejam evangelizar o façam sem usar de artifícios como os que foram propostos pelo pastor da Lagoinha. “Não siga o caminho do pastor Lucinho, siga o caminho da cruz”, finalizou.
Nota do Blog: Nada contra a pessoa do Pastor Lucinho, muito menos contra seu ministério. Aliás, considero válidas várias de suas "estratégias" de abordagem, principalmente entre os jovens. Mas tem coisas que vão longe demais. Mentira e manipulação é uma delas. O conceito maquiavélico de que "os fins justificam os meios" está mais evidente do que os ensinamentos de Jesus Cristo e seus apóstolos. Então podemos também fazer um culto público, colocar alguns "falsos cadeirantes" orar por eles para que sejam "curados" para que as pessoas veja e "aceitem" à Jesus. Façameofavor Pastor Lucinho, isso é manipulação! O Verdadeiro Evangelho jamais precisou de artimanhas e falsidades para atingir seus objetivos. O Evangelho é a própria Verdade e jamais, em toda a sua história, precisou de pragmatismo humano para transformar vidas. 

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Romanos 1:16)

Paz do Senhor Jesus à todos!

Prof. Saulo Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário