Visto que os dois filhos de José — Efraim e Manasses — foram relacionados
entre as doze tribos de Israel, o verdadeiro número de tribos parece que era
treze. Se somarmos com José serão catorze. Por que, então, a Bíblia continua a mencionar as tribos como doze, em
vez de treze ou catorze? Que tribo foi posta de lado nessa contagem?
“E eu te dou um pedaço de terra a
mais do que a teus irmãos, o qual tomei com a minha espada e com o meu arco da
mão dos amorreus”. (Gênesis 48:22)
Isso significava
que embora não houvesse uma tribo com o nome de seu filho querido, haveria duas
relacionadas a José: a de Efraim e a de Manassés. Em outras palavras, a
primeira seria a tribo A e Manassés a tribo B. Ambas de José. A tribo de Levi
seria sacerdotal e cuidaria da parte espiritual de todas as demais. Ela não
deveria receber território tribal (os levitas seriam distribuídos pelas cidades
e vilas espalhadas por toda a Canaã após a conquista). Isso significa que
deveriam existir apenas onze territórios, em vez de treze, não fosse o fato de
as duas tribos de José compensarem a subtração da de Levi do número agraciado
com território, que não recebeu uma porção de terra em herança porque os levitas exerciam a função de sacerdotes. Espalhados por todas as tribos em 48 cidades levíticas, eles ensinavam os estatutos do Senhor às tribos (Dt 33:10). No entanto, o plano de Deus era que Israel se constituísse de
doze tribos, em vez de onze apenas. A duplicada honra atribuída a José quando
se concedeu a seus dois filhos uma herança dobrada, deveu-se aos serviços
excepcionalmente valiosos que ele prestou ao preservar toda a sua família da
morte, naquele tempo de fome, ao dar-lhe abrigo e refúgio na terra do Nilo. Em
Gênesis são relatadas as 12 tribos originais, mas na relação do livro de
Números, Manassés e Efraim, filhos de José, substituem a tribo de seu pai, pois receberam a
dupla porção de José que ficou dividida entre Manasses e Efraim, seus dois filhos de
forma a preencher a vaga deixada por Levi.
Veja a diferença:
Gênesis 46 Números 26 Apocalipse 7
1. Rúben Rúben
Rúben
2. Simeão Simeão
Simeão
3. Levi - Levi
4. Judá Judá
Judá
5. Issacar Issacar Issacar
6. Zebulom Zebulom
Zebulom
7. José - José
8. - Manasses Manasses
9. - Efraim -
10. Benjamim Benjamim Benjamim
11. Dã Dã -
12. Gade Gade Gade
13. Aser Aser Aser
14. Naftali Naftali Naftali
Mas e Apocalipse? A relação também é diferente. Por quê?
Na passagem do
Apocalipse, José e Manassés são contados em separado, possivelmente indicando
que José e Efraim (filho de José) são contados como uma única tribo. Dã é omitido
nesta relação, possivelmente porque os danitas tomaram a sua porção pela força
numa área ao norte de Aser, separando-se de sua herança original que era ao
sul num ato de agressão não provocada, segundo Juízes 18.27. Além disso, os danitas foram a primeira tribo a ir para a idolatria, trazendo consigo uma estola sacerdotal idólatra, que haviam roubado com violência de um efraimita (Jz 18.18-26.). Levi
aparece nesta relação como uma tribo separada, possivelmente porque, depois da
cruz, os levitas não mais exercem o seu ofício para todas as tribos e, então,
podem receber uma porção de terra por herança para si. Efraim deve ser o mesmo que "José", nessa lista; Manassés é mencionado separadamente. Visto que Efraim permaneceu na margem ocidental, enquanto Manassés se estabeleceu como "meia-tribo" na margem oriental, era razoável que se desse a Efraim a honra de levar o nome de seu pai.O importante é
que em cada caso o autor bíblico tem o cuidado de preservar o número original
de 12 tribos, número este que tem um significado espiritual, indicativo de uma
perfeição espiritual (cf. as portas e fundações da Cidade celestial, em
Apocalipse 21)
Paz á todos que estão em Cristo Jesus.
Prof. Saulo Nogueira
Referência:
Archer; Gleason L., Enciclopédia de Temas Bíblicos
Geisler, Norman; Howe, Thomas, Manual popular de dúvidas, enigmas e "contradições" da Bíblia
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