quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Grandes heresias neopentecostais: Congresso de "Avivamento" com área VIP

       VIP é a sigla em inglês de “Very Important Person”, uma expressão utilizada para se referir a uma pessoa muito importante e ilustre. Este termo geralmente é dado para pessoas que, por sua importância, tem alguns privilégios que não são concedidos aos demais. Normalmente, uma pessoa VIP é uma celebridade artística, como cantores e atores famosos, ou indivíduos que pertençam a um grupo exclusiva da alta classe social, como as socialites, por exemplo. As celebridades podem ser também os chefes de Estado, os chefes de governo, empresários de grandes grupos, políticos com grande influência sobre a mídia ou pessoas com grandes fortunas.[1]

       As pessoas consideradas socialmente VIP’s costumam utilizar este título para influenciar ou persuadir outras pessoas para conseguirem algo que desejam, como participar de um evento restrito, por exemplo. Este termo surgiu entre as décadas de 1930 e 1940, que inicialmente referia-se principalmente aos clientes de determinada loja ou banco que possuíam altos limites financeiros. Atualmente, o termo é utilizado em qualquer lugar como sinônimo de exclusividade, como por exemplo, nos aeroportos onde existem zonas VIP para alguns passageiros com privilégios de embarque e comodidades especiais.[2]

       Após essa rápida explanação sobre o significado do termo VIP, podemos elaborar algumas questões: Esse termo caberia em um conceito de Cristianismo, que prega a igualdade entre todos e a não fazer acepção de pessoas? Como um Congresso dito evangélico, pode cobrar valores exorbitantes para que as pessoas tenham acesso a uma área, que segundo o próprio conceito da expressão, seria para pessoas mais importantes que as demais ou que gozem de alguns privilégios que não são concedidos aos outros? Será que aqueles que tiverem na área VIP receberão mais bênçãos por estarem mais próximas ao "altar" e mais perto dos "apóstolos", "bispas" e "pastores consagrados"?

       Me causa espanto e perplexidade diante de tanta bizarrice junta. Me refiro ao Congresso de Fogo e Avivamento para o Brasil da igreja apostólica plenitude do trono de Deus, do auto intitulado apóstolo Agenor Duque, que ocorrerá  entre os dias 4 e 10 de Fevereiro de 2016. [3] A entrada para o congresso é 1 kg de alimento, porém, para aqueles que quiserem ficar mais próximos de seus ídolos, terão que desembolsar a bagatela de R$ 1.000,00 (isso mesmo, mil reais) para terem acesso exclusivo a área VIP. Além disso, aqueles que "investirem" esse dinheiro, terão o privilégio de almoçar, ou tomar café da manhã (dependendo do local do evento) com o Pr. Benny Hinn, o Apóstolo Agenor Duque e Bispa Ingrid Duque. Aliás, os ingressos da área VIP de São Paulo já estão esgotados.  E não são poucos não: são 1.000 convites, somando a bagatela de 1 milhão de reais!

       O evento contará com a presença de ilustres pregadores da prosperidade, como "apóstolo" Agenor Duque, "bispa" Ingrid Duque, Mike Murdock, Marcos Feliciano, Abílio Santana, apóstolo Fred Berry, entre outros. Contará também com a indispensável presença do, segundo a propaganda, o maior avivalista do mundo, Benny Hinn, que promete uma "nova unção" para o Brasil! Que maravilha! Além das celebridades da música gospel nacional, como Fernandinho, André Valadão, Aline Barros, Anderson Freire, Roy Fields (aquele da música de fundo dos seus programas) entre outros. Me admira muito, esses pregadores e cantores compactuarem com tamanha distorção dos princípios bíblicos. Se Jesus estivesse em um túmulo, ele estaria se revirando nele!

"Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido, e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés, não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos?" (Tiago 2:1-4)

Prof. Saulo Nogueira


Referência: 

[1],[2] http://www.significados.com.br/vip/;
[3] http://www.congressofogodeavivamento.com.br/